Tuesday 7 September 2010

NO ESTÚDIO





O IMPARCIAL 09-IX-2010

Marcelo Accarini, o médico/pintor que foi aluno de grandes mestres em Araraquara


CÉLIA PIRES



O médico Marcelo Accarini, especializado em pneumologia pediátrica, em São Paulo, tem uma grande ligação com a cidade de Araraquara, onde cresceu e só não nasceu na cidade porque a mãe Adele Angelucci Accarini queria ter os filhos perto das irmãs em Piracicaba. “Assim nasci em Piracicaba no dia 9 de fevereiro de 1965. Depois da licença gestante minha mãe retornou a Araraquara para retomar o trabalho”, conta, acrescentando que o pai Ângelo Accarini sempre morou em Araraquara e sua mãe em Piracicaba. “ Eles se conheceram em Piracicaba em uma visita que meu pai fazia ao seu tio. Se casaram em 1961 e como os dois eram funcionários públicos federais minha mãe transferiu-se para Araraquara onde viveu até sua morte em 1994”.



Embora tenha optado pela medicina por motivos práticos, Marcelo Accarini, que pinta há quase 30 anos, sempre gostou de desenhar. “Ganhar a vida como médico é muito menos difícil”, brinca ele, contando que sempre gostou de desenhar.”Como meu pai notou isso apresentou-me ao seu amigo Paulo Mascia que por sua vez me apresentou ao Kiko Lopes e ao Yuta que me ensinaram a técnica da pintura.Falar em “dom” é mistificar um pouco a coisa! Pintura não é algo nato,é técnica que se aprende. Obviamente existem os “gênios” ,mas técnica é técnica e todos podem aprender”, explica o pintor.



Ele revela com emoção que deve quase tudo ao seu grande amigo Kiko (o odontologo Francisco Lopes),o melhor aquarelista que conheceu e também aos saudosos Mascia e Ikue Yuta dos quais foi aluno.



Pintando do natural



Uma das preferências desse misto de médico e pintor e pintar do natural. Havendo um tema pictórico lá está ele. Tanto faz que seja em São Paulo, Bueno Aires e seus arredores, Araraquara, Piracicaba, cidade da qual faz parte da Associação Piracicabana de Artistas Plásticos. “Gosto de pintar do natural pois é a maneira mais correta! Se observa melhor tudo.Foi assim que aprendi com meus grandes professores. Assim também faziam os impressionistas”.



Embora, morar em Araraquara, por enquanto, esteja fora de seus planos a cidade tem total importância para o pintor/médico. “Exceto a universidade, toda minha educação e formação se deu aí.Fui aluno de mestres como o grande professor e matemática Ulisses Ribeiro, da professora de literatura Terezinha Belotti e outros mais.Meu pai está com 80 anos e vive em Araraquara, minha irmã e sobrinha também,bem como quase todo o lado paterno da minha família”.



A medicina é de certa forma uma arte que acaba sendo fortalecida pela pintura que pratica. “Medicina é 20% arte e 80% técnica.A pintura ajuda nos dois sentidos, pois também é arte e técnica”.



Impossível separar o médico do pintor, artista duas vezes, uma delas a arte de salvar vidas e a outra, a de transportar para a tela -nos os temas do natural e transformá- los em um mundo de sonhos, de personagens, vivências e lugares por ele visitados e revisitados



www.accarinifinearts.blogspot.com

1 comment:

  1. No estúdio o pintor descansa, mas sua mente trabalha. Ele posa em meio às suas obras.
    O que será que ele pensa em meio aos 'filhos' criados? Nascidos de sua vontade, de suas dores, amores, tristezas e alegrias?
    Se pensa não sei, mas talvez sinta um pouco o peso do mundo em seus ombros, mas não deixa esse peso chegar às mãos, que devem ser leves, bem leves para deixar fluir em cores, os sentimentos, os seus sentimentos...

    ReplyDelete